O caso Zeca é extremamente especial para mim...me emociona e me faz ficar bastante orgulhosa também (modéstia à parte!!!).
A pouco mais de 10 dias atrás recebi um telefonema do Bruno por indicação de uma cliente minha, bastante desesperado com o prognóstico bastante ruim que um clínico deu para o gatinho da irmã dele. Marquei a consulta para a manhã seguinte e rapidamente pedi que comprasse um Nutralife (suplemento alimentar) já que o animal não se alimentava a mais de 72 horas (o que me deixou bastante preocupada).
Recebi pela manhã o Bruno e o Zeca ... e o caso era o seguinte: O Zeca teve uma obstrução por cálculos na uretra e após o tratamento foi mandado de volta para casa. Muito pouco tempo depois eles relataram para o clínico que ele não estava se alimentando e ouviu do mesmo que o caso tinha sido sério e que se não comesse até a sexta feira passada o melhor seria a Eutanásia...Eutanásia????? Porque???? Qual o diagnóstico para esse prognóstico????
Bom, tentarei resumir os episódios de muita emoção que passamos com esse gatinho lindo, de olhos azuis e uma doçura incomparável. Iniciei com exames de sangue incluindo bioquímicos e no aguardo dos resultados fizemos a ultrassonografia abdominal. Resultados: Aumento da uréia e creatinina e obstrução uretral, glomerulonefrite bilateral e início de hepatolipidose. Ufa! Isso foi para começar. Diante a muitas dificuldades ele foi sondado, iniciei a fluidoterapia e alimentação forçada (dentre outros procedimentos). Quatro dias depois uma decepção invadiu meu coração... a uremia levou a uma hepatopatia que levou a uma encefalopatia e o zeca começou a apresentar sintomas neurológicos. Repeti os bioquímicos e a função renal tinha estabilizado porém a função hepática estava bem alterada. Dúvidas pairaram no ar... e a tristeza da Jaqueline fez aumentar a minha perseverança. Administrei um novo protocolo de medicações e no dia seguinte ele apresentou melhora, a cabeça estava mais firme mas ainda cambaleava bastante nas tentativas de andar.
De terça para quarta (30 de março), o quadro se agravou ainda mais. O Zeca estava totalmente impossibilitado de andar, retirei a sonda e continuou urinando bem. Apliquei o Dexacitoneurim como uma última esperança junto com muita oração!!!
No dia seguinte ele havia respondido bem a medicação, conseguiu sentar e dar alguns passos, dia 01 de abril (não é mentira!!!) , ele bebeu água sozinho depois de 12 dias, usou a caixinha de areia para fazer o xixi e dava suas caminhadinhas pela sala. Dia 02 de abril (sábado), cheguei pela manhã e ofereci a ração seca e ele aceitou...pulei de alegria e decidi que o melhor era ele ir para casa. Com algumas recomendações ele está em casa e se tudo correr bem (e vai correr), o verei novamente na quarta feira.
ESTOU MUUUIITTOOOOO FELIZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!
Causos de uma Clínica Veterinária
domingo, 3 de abril de 2011
sábado, 2 de abril de 2011
Terceiro capítulo: caso Poodle Fêmea 13 anos
Um pouco mais de um mês após a retirada dos pontos quando detectamos através de exames uma Aplasia medular na nossa paciente, volto para contar um pouquinho como foram esses 30 dias. Os exames não eram nada satisfatórios e bastante preocupantes. A escolha não poderia ser outra nesse caso...Decadurabolin com intervalos de uma semana e um tratamento com hemogenin trouxeram de volta a nossa esperança. Hj rodamos novos exames e este mostra que está respondendo muito bem as medicações, já está dentro dos parâmentros e isso nos deixou muito felizes e realizadas.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Segundo Capítulo...
Bom, a Ká passou toda nossa angústia com o caso da cachorrinha com tumor mamário, metástase em baço e para completar Hiperplasia endometrial cística associada a Piometra...Esta última nos fez apressar a decisão da cirurgia e aumentar ainda mais o risco de vida em cirurgia e pós cirurgico. Os proprietários dela como já relatou a Karina, relutaram muito e diante a última proposta que lançamos de pagamento decidiram quase dois dias depois a operá-la. Nem repetimos os exames de sangue pois estava explícito que estariam ainda pior.
Preparamos tudo e iniciamos o procedimento cirúrgico. Chegando à cavidade abdominal presenciamos pús livre na cavidade, o útero estava rompendo e tínhamos um quadro de peritonite instalado para piorar um pouquinho a situação. Na retirada do baço...hemorragia após uma das ligaduras, tudo extremamente friável e tecidos muito alterados. Contida a hemorragia fechamos a cavidade dando continuidade com a Bolsa de sangue. A volta da anestesia foi muito tranquila e quase não acreditava que ela tinha passado por essa. Lembrar da figurinha entrando na sala da cirurgia carregando a coleira na boca como se nada tivesse acontecendo e como se estivesse isenta de qualquer tipo de dor é de cortar o coração.
Hoje ela voltou para a retirada dos pontos, se olhar para ela não dá para dizer pelo que ela passou, mas fiquei um pouco chateada de vê-la muito pálida e me preocupa se sua medula está respondendo. Amanhã farei novos exame...
Beijinhos
Mariane
Preparamos tudo e iniciamos o procedimento cirúrgico. Chegando à cavidade abdominal presenciamos pús livre na cavidade, o útero estava rompendo e tínhamos um quadro de peritonite instalado para piorar um pouquinho a situação. Na retirada do baço...hemorragia após uma das ligaduras, tudo extremamente friável e tecidos muito alterados. Contida a hemorragia fechamos a cavidade dando continuidade com a Bolsa de sangue. A volta da anestesia foi muito tranquila e quase não acreditava que ela tinha passado por essa. Lembrar da figurinha entrando na sala da cirurgia carregando a coleira na boca como se nada tivesse acontecendo e como se estivesse isenta de qualquer tipo de dor é de cortar o coração.
Hoje ela voltou para a retirada dos pontos, se olhar para ela não dá para dizer pelo que ela passou, mas fiquei um pouco chateada de vê-la muito pálida e me preocupa se sua medula está respondendo. Amanhã farei novos exame...
Beijinhos
Mariane
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Primeiro capítulo: Com ou sem problemas, não deixe seu animal de escanteio!!!!
Eita profissãozinha que judia da gente!!! Para os colegas que simplesmente exercem a profissão deve ser moleza, mas pra quem a exerce mais com o coração do que com a razão é difícil.
Hoje na clínica fomos obrigadas a acalmar nossos corações e aceitar o destino. Depois de algumas semanas de triagem, e com um diagnóstico em mãos no final da tarde de ontem, que implicaria na disposição emocional e financeiro de um cliente para darmos continuidade no tratamento, ouvimos um NÃO.
A cliente está passando por um processo de separação, o filho bateu o carro faz 2 dias, e a cachorra, uma poodle de 12 anos, está com neoplasia mamária, e foi detectado ontem em uma ultrassonografia, metástase em baço e piometra (infecção uterina). Concluíndo, esse animal precisaria entrar em cirurgia o mais rápido possível, para que fosse feita a ovariosalpíngeohisterectomia (retirada de útero e ovários) e esplenectomia (retirada do baço), seria sua única e provável chance de sobrevida. Obviamente oferecemos inúmeras formas de pagamento dos custos do procedimento, mas ouvimos um NÃO doloroso. Alegaram que não estão tendo condições físicas e nem psicológicas pra resolver esse problema.
Minha irmã que cuidou realmente do caso e ouviu o NÃO, chorou, por estar de mãos atadas.
Me pergunto, que culpa tem esse animal do que está se passando em seu lar? E, porque as pessoas adquirem animais inconscientemente, para depois no final da vida deles não oferecerem o cuidado que merecem?
ABÇS.
Ká Felício (16/02/2011)
Essa é a Tuti, linda vira-lata que cruzou o caminho de uma cliente nossa e foi trazida ao pet. Está em tratamento de um tumor venéreo. A cliente se responsabilizou pelos custos com alimentação e hospedagem em um canil e o tratamento estamos conseguindo realizar através de rifas. E pela graça de Deus já conseguimos um dono maravilhoso pra ela. .
São esses casos que nos fazem acreditar na bondade do ser humano.
Hoje na clínica fomos obrigadas a acalmar nossos corações e aceitar o destino. Depois de algumas semanas de triagem, e com um diagnóstico em mãos no final da tarde de ontem, que implicaria na disposição emocional e financeiro de um cliente para darmos continuidade no tratamento, ouvimos um NÃO.
A cliente está passando por um processo de separação, o filho bateu o carro faz 2 dias, e a cachorra, uma poodle de 12 anos, está com neoplasia mamária, e foi detectado ontem em uma ultrassonografia, metástase em baço e piometra (infecção uterina). Concluíndo, esse animal precisaria entrar em cirurgia o mais rápido possível, para que fosse feita a ovariosalpíngeohisterectomia (retirada de útero e ovários) e esplenectomia (retirada do baço), seria sua única e provável chance de sobrevida. Obviamente oferecemos inúmeras formas de pagamento dos custos do procedimento, mas ouvimos um NÃO doloroso. Alegaram que não estão tendo condições físicas e nem psicológicas pra resolver esse problema.
Minha irmã que cuidou realmente do caso e ouviu o NÃO, chorou, por estar de mãos atadas.
Me pergunto, que culpa tem esse animal do que está se passando em seu lar? E, porque as pessoas adquirem animais inconscientemente, para depois no final da vida deles não oferecerem o cuidado que merecem?
ABÇS.
Ká Felício (16/02/2011)
Essa é a Tuti, linda vira-lata que cruzou o caminho de uma cliente nossa e foi trazida ao pet. Está em tratamento de um tumor venéreo. A cliente se responsabilizou pelos custos com alimentação e hospedagem em um canil e o tratamento estamos conseguindo realizar através de rifas. E pela graça de Deus já conseguimos um dono maravilhoso pra ela. .
São esses casos que nos fazem acreditar na bondade do ser humano.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
O egoísmo do Ser Humano!!!
Uma certa cliente, a dois dias atrás (13/02/2011), encontrou um animalzinho perdido e mal tratado na porta do seu local de trabalho, e muito comovida ligou no Pet para nos contar o fato. Me dispus a aguardá-la para avaliar o animal, pois ela estava muito preocupada com ele e não queria deixá-lo na rua naquelas condições.
Assim que ela chegou, notamos que o animal precisava de tratamento, pois no exame físico notamos a presença de ectoparasitas e uma conjuntivite. Não foi uma surpresa quando ela disse que não tinha "condições " pra pagar o tratamento, e nem ficar com o animal, ou seja, trouxe o problema mas não queria resolver.
Infelizmente não podemos abraçar o mundo.
Abçs.
Ká
Meus netinhos pra quem quiser babar um pouquinho!!!
Assim que ela chegou, notamos que o animal precisava de tratamento, pois no exame físico notamos a presença de ectoparasitas e uma conjuntivite. Não foi uma surpresa quando ela disse que não tinha "condições " pra pagar o tratamento, e nem ficar com o animal, ou seja, trouxe o problema mas não queria resolver.
Infelizmente não podemos abraçar o mundo.
Abçs.
Ká
Meus netinhos pra quem quiser babar um pouquinho!!!
Assinar:
Postagens (Atom)
