domingo, 3 de abril de 2011

Caso Novo: Zeca, felino, 4 anos

O caso Zeca é extremamente especial para mim...me emociona e me faz ficar bastante orgulhosa também (modéstia à parte!!!).
A pouco mais de 10 dias atrás recebi um telefonema do Bruno por indicação de uma cliente minha, bastante desesperado com o prognóstico bastante ruim que um clínico deu para o gatinho da irmã dele. Marquei a consulta para a manhã seguinte e rapidamente pedi que comprasse um Nutralife (suplemento alimentar) já que o animal não se alimentava a mais de 72 horas (o que me deixou bastante preocupada).
Recebi pela manhã o Bruno e o Zeca ... e o caso era o seguinte: O Zeca teve uma obstrução por cálculos na uretra e após o tratamento foi mandado de volta para casa. Muito pouco tempo depois eles relataram para o clínico que ele não estava se alimentando e ouviu do mesmo que o caso tinha sido sério e que se não comesse até a sexta feira passada o melhor seria a Eutanásia...Eutanásia????? Porque???? Qual o diagnóstico para esse prognóstico????
Bom, tentarei resumir os episódios de muita emoção que passamos com esse gatinho lindo, de olhos azuis e uma doçura incomparável. Iniciei com exames de sangue incluindo bioquímicos e no aguardo dos resultados fizemos a ultrassonografia abdominal. Resultados: Aumento da uréia e creatinina e obstrução uretral, glomerulonefrite bilateral e início de hepatolipidose. Ufa! Isso foi para começar. Diante a muitas dificuldades ele foi sondado, iniciei a fluidoterapia e alimentação forçada (dentre outros procedimentos). Quatro dias depois uma decepção invadiu meu coração... a uremia levou a uma hepatopatia que levou a uma encefalopatia e o zeca começou a apresentar sintomas neurológicos. Repeti os bioquímicos e a função renal tinha estabilizado porém a função hepática estava bem alterada. Dúvidas pairaram no ar... e a tristeza da Jaqueline fez aumentar a minha perseverança. Administrei um novo protocolo de medicações e no dia seguinte ele apresentou melhora, a cabeça estava mais firme mas ainda cambaleava bastante nas tentativas de andar.
De terça para quarta (30 de março), o quadro se agravou ainda mais. O Zeca estava totalmente impossibilitado de andar, retirei a sonda e continuou urinando bem. Apliquei o Dexacitoneurim como uma última esperança junto com muita oração!!!
No dia seguinte ele havia respondido bem a medicação, conseguiu sentar e dar alguns passos, dia 01 de abril (não é mentira!!!) , ele bebeu água sozinho depois de 12 dias, usou a caixinha de areia para fazer o xixi e dava suas caminhadinhas pela sala. Dia 02 de abril (sábado), cheguei pela manhã e ofereci a ração seca e ele aceitou...pulei de alegria e decidi que o melhor era ele ir para casa. Com algumas recomendações ele está em casa e se tudo correr bem (e vai correr), o verei novamente na quarta feira.
ESTOU MUUUIITTOOOOO FELIZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. É muito gratificante como MÉDICA e muito emocionante como MARIANE ver no olhar do paciente e do Proprietário a gratidão e a felicidade. Sei que preciso dele...mas não há dinheiro que pague nada disso!
    Obrigada meu Deus. E jamais esquecerei do seu recado:
    " Uma folha só cai da árvore se for a hora "

    ResponderExcluir
  2. Linda a história!
    Parabéns!
    Quem dera tivéssemos mais veterinários e médicos dedicados assim!
    beijinhos, Fá

    ResponderExcluir